(11) 2249-2249

Cadastre-se e receba nosso informativo

Seu Nome

Seu Email
 [ OK ]



Abacaxi Hawai

Autor: Horta Limpa

 O abacaxi é famoso em todo o mundo pelo seu perfume delicioso, pelo seu sabor agre doce e por seu grande valor nutritivo. Na cozinha o abacaxi tem vários usos e faz parte dos mais variados pratos. Fica muito bom em pratos salgados, como carne de porco, peixes, crustáceos e aves de carne gordurosa. Em saladas e bebidas é muito usado junto a outras frutas.
É uma fruta com alto teor de vitamina C. Além disso contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, uma outra substância que facilita a digestão das carnes. Também é bastante rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Para escolher um abacaxi, não se pode considerar apenas a sua cor, que varia muito dependendo da qualidade. O melhor e mais simples é verificar as folhas da coroa, o abacaxi está no ponto quando elas se soltam com facilidade. Também é possível perceber o ponto pressionando com os dedos. Se ele estiver muito duro, ainda está verde. Para que o abacaxi verde amadureça, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal e longe da luz direta do sol. Quando ele está maduro demais, sua casca tem manchas escuras e partes amolecidas próximas à sua base. Também é possível encontrar o abacaxi enlatado, em calda, em sucos concentrados, geleia, doce em pasta e cristalizado.
Como a deterioração do abacaxi começa em torno da coroa, ela só deve ser arrancada no momento em que se for usar a fruta. Depois de cortado, ele deve ser guardado em recipiente fechado e mantido na geladeira. Quando ainda com casca, guarde na gaveta da geladeira. No caso do enlatado, depois de aberta a lata, coloque em outro recipiente junto com a calda e mantenha também na geladeira.

 

(11) 2249-2249
Desenvolvido por PRAXYS Produtora Web